Protetor Solar: Mitos e Verdades que Você Precisa Saber
Quando o assunto é cuidar da pele, o protetor solar sem dúvida é o nosso melhor amigo, mas será que tudo que se fala por aí é verdade? Acredite, existem muitos mitos circulando sobre o uso do protetor, e isso pode confundir até quem já tem uma rotina de skincare.
Seja para evitar manchas, proteger do envelhecimento precoce ou, claro, se prevenir contra o câncer de pele, o protetor solar é um item indispensável - e não apenas nos dias ensolarados.
Mas calma, que hoje a gente vai desmistificar de uma vez por todas o que é mito e o que é verdade. Vamos esclarecer aquelas dúvidas que te impedem de aproveitar os benefícios reais do protetor solar. Spoiler: tem coisa que você nunca imaginou!
Então, bora proteger a pele e deixar esses mitos pra lá?
1. Protetor solar só é necessário em dias de sol
Mito! O sol pode até se esconder atrás das nuvens, mas os raios UV continuam aí, firmes e fortes. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, eles atravessam as nuvens e podem causar danos à sua pele. Por isso, o uso diário de protetor solar é essencial, independente de como o clima está lá fora.
É como aquele velho ditado: “melhor prevenir do que remediar” - e quando o assunto é sua pele, a prevenção é tudo!
2. Pele negra precisa de protetor solar
Verdade! Embora a pele negra tenha, sim, mais melanina, o que proporciona uma proteção natural maior contra os efeitos dos raios solares, não significa que ela esteja imune a queimaduras ou ao risco de desenvolver câncer de pele.
E aí entra a importância do protetor solar. A recomendação é clara: todos os tipos de pele, do tom mais claro ao mais escuro, devem ser protegidos diariamente com o uso de protetor solar.
3. Protetor impede a absorção de vitamina D
Mito! O protetor solar não vai cortar completamente a produção de vitamina D no seu corpo. A pele ainda consegue absorver a quantidade necessária de sol para produzir essa vitamina, mesmo com a proteção.
Quer garantir seus níveis de vitamina D? Uns minutinhos de sol ao longo do dia já são suficientes e, claro, com protetor solar para evitar outros danos à pele.
4. Protetor solar FPS alto dura o dia todo
Mito! Pode parecer tentador acreditar que um FPS mais alto vai te proteger durante todo o dia sem precisar reaplicar, mas infelizmente não é assim que funciona.
Independente do fator de proteção solar, ele deve ser reaplicado a cada duas horas — especialmente se você estiver ao ar livre, suando ou entrando em contato com água.
Então, bora colocar aquele despertador para lembrar da reaplicação!
5. Maquiagem com FPS substitui o protetor solar
Mito! Muitos produtos de maquiagem vêm com FPS, e isso é maravilhoso! Mas eles não substituem o protetor solar por completo. O ideal é sempre aplicar um protetor solar adequado antes de começar a maquiagem, garantindo uma proteção completa.
Quer manter a pele bonita e saudável? Protetor primeiro, maquiagem depois!
6. O protetor solar só deve ser aplicado no rosto
Mito! Se você está aplicando protetor solar apenas no rosto, está deixando várias áreas expostas de lado! O pescoço, orelhas, braços e pernas também precisam de proteção, pois são igualmente suscetíveis a queimaduras solares e outros danos.
A dica aqui é lembrar sempre das “áreas esquecidas” — sua pele vai te agradecer no futuro!
7. Quem trabalha em ambientes fechados precisa usar protetor solar
Verdade! Mesmo se você passa o dia todo em um escritório ou dentro de casa, ainda assim, está exposto a certas formas de luz, como a emitida por telas e lâmpadas.
E não podemos esquecer dos raios UVA, que conseguem atravessar janelas e continuar atingindo sua pele.
Moral da história: estar dentro de casa ou do trabalho não é desculpa para deixar de usar protetor solar.
8. Protetor solar à prova d'água não precisa ser reaplicados após o banho
Mito! Seria ótimo se fosse assim, mas a realidade é que nenhum protetor solar é completamente à prova d'água.
Mesmo aqueles rotulados como resistentes à água ainda precisam ser reaplicados após atividades aquáticas, como nadar ou tomar banho.
Para garantir que você esteja sempre protegido, reaplique sempre após sair da água.
9. Tem que usar protetor solar no inverno
Verdade! No inverno, o sol pode até parecer mais "ameno", mas os raios UV continuam atuando.
Aliás, os raios UVA - que são os grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelos danos profundos na pele - estão presentes o ano inteiro, independentemente da temperatura ou da estação.
Então, mesmo que esteja frio, o protetor solar continua sendo essencial. Afinal, proteger a pele é um trabalho de 365 dias por ano, e não só no verão!
10. Indicação de Protetor Solar na Clínica Ornate
Agora que você já sabe os principais mitos e verdades sobre o uso do protetor solar, pode estar se perguntando qual o produto ideal para o seu tipo de pele.
Se você mora em Teresina, PI, temos uma ótima dica: a Clínica Ornate, sob os cuidados da Dra. Anna Carolina Vaz, oferece as melhores indicações de protetores solares personalizados para o seu tipo de pele.
Seja você de pele seca, oleosa, sensível ou normal, na Ornate você vai encontrar orientação especializada para garantir que sua pele esteja sempre protegida e saudável, sem abrir mão do conforto e da eficácia.
*Não aceitamos planos de saúde